A meta da CASAN é encerrar as obras neste primeiro semestre de 2020

SES CURITIBANOS: implantação de redes coletoras é concluída

Depois de praticamente três anos de trabalho, está concluída em Curitibanos a rede de tubulações que levará o esgoto doméstico de sete bairros para o tratamento.

“Foram períodos de muito trabalho e muitas dificuldades, especialmente pelo solo rochoso que encontramos no município. Isso trouxe uma série de complicações que demandaram um pouco mais de tempo do que o normal, mas felizmente deu tudo certo”, informa Bruno Guimarães, um dos engenheiros responsáveis pela fiscalização da obra em Curitibanos.

Os 40 quilômetros de tubulações serão responsáveis por escoar o esgoto das residências até as Estações Elevatórias. Nessas unidades, o esgoto será bombeado para a Estação de Tratamento, onde receberá o tratamento necessário para que a água seja devolvida à natureza sem riscos de contaminação.

Agora os trabalhos estão concentrados na finalização das Estações Elevatórias e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade de depurar 40 litros por segundo.

Nesta primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário serão beneficiados cerca de 30% dos moradores da área urbana. A meta da CASAN é encerrar as obras neste primeiro semestre de 2020, orientando os moradores a providenciarem a ligação do esgoto à rede pública.

As pessoas que tiveram a rede coletora passando em frente a sua casa ainda não podem realizar a ligação do esgoto da casa na Caixa de Inspeção. A orientação é aguardar informações da CASAN.

As residências atendidas passarão também a pagar o serviço de coleta e tratamento de esgoto, que corresponde a 100% sobre o valor da conta de água.

O Governo do Estado, por meio da CASAN, já investiu mais de R$ 46 milhões nas obras que estão sendo realizadas no município. Os recursos foram obtidos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).