Uvas sendo transportadas para produção de sucos e vinhos

Prefeitura auxilia no transporte de produtos derivados da uva

A colheita da safra de uva está em ritmo acelerado. A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, que acompanha e orienta os produtores durante todo o ano, agora oferece apoio para escoamento da produção, disponibilizando seus veículos para transporte do produto para a fabricação de sucos e vinho nas indústrias da região.

Nos meses que antecedem as plantações, a Secretaria também oferece apoio com transporte de palanques, adubos e outros.

Aos produtores que necessitarem de apoio, basta agendar na Secretaria. Conforme prevê o Decreto 2.876, será paga uma taxa pelo serviço.

Iniciado em 2013,  o incentivo ao plantio de uvas teve um incremento em 2017, com a criação da Lei de Incentivo à Produção de Uva e Oliveiras, que permite uma série de ações de apoio aos plantadores, como o fornecimento de mudas subsidiadas. O acompanhamento e assistência técnica em parceria com a Epagri e na colheita, além da disponibilização de veículos para transporte.

Atualmente são 80 produtores.  As principais variedades plantadas são a Bordô, Niágara Branca e Niágara Rosa. O projeto prevê que a partir da próxima safra, os produtores com estrutura e conhecimento, passarão a plantar uvas viníferas e de mesa. Um dos fatores que contribui para essa expansão é que Curitibanos está incluído na Rota dos Vinhos de Altitude, o que proporcionará em pouco tempo, a produção de vinhos finos.

A colheita dessa safra, considerada boa pelas condições climáticas, tem sua produção destinada em diversos segmentos, entre eles, venda in natura e direta na propriedade, venda para estabelecimentos do ramo, transformação da uva em suco e produção de vinhos.