Alunos seguirão protocolo de segurança para volta às aulas

Secretaria de Educação segue protocolo proposto pelo “Plancon” para retorno as aulas

Em reunião promovida na última semana, no gabinete do prefeito, em conjunto com as Secretarias de Educação e Saúde, Vigilância Sanitária e Procuradoria Jurídica, foi definido o protocolo que será seguido para a volta às aulas.

A partir de 22 de fevereiro, retornam a Educação Infantil e Fundamental I e II, em 1º de março, o Berçário, para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Conforme a secretária de Educação, o primeiro momento do retorno será de acolhimento, unidade nos trabalhos e fortalecimento das parcerias. “Nossa maior preocupação é iniciar este período, que é novo para todos, com o máximo de segurança possível, oferecer aos alunos o acolhimento, além de tranquilizar os pais”, comentou a secretária.

Durante o mês de janeiro, a Secretaria enviou a todos os pais e/ou responsáveis dos alunos da Rede Municipal de Ensino, um questionário, onde optaram pela forma híbrida (uma semana presencial e uma semana ensino remoto), ou somente de forma remota. O resultado apontou que 10% dos pais preferem somente a forma remota de aprendizagem.

A secretária salientou que a manifestação dos pais foi muito importante para balizar o retorno. “Vamos trabalhar com 50% dos alunos em sala de aula, para manter o distanciamento e seguirmos os protocolos preconizados pelo Estado. Isso só é possível através desta alternância de grupo”, explicou.

Os Centros de Educação Infantil (CEI’s) que atendem no período integral terão dois turnos. Desta forma, todas as crianças serão atendidas. Se não em tempo integral, mas meio período. Os CEI’s que já atendem desta forma serão alternados com a forma híbrida.

“Estamos em constantes estudos e preparações, para que a volta às aulas seja da forma mais segura possível. Isso requer um esforço mútuo. Precisamos do apoio de todos; pais, professores, alunos, servidores e toda a comunidade escolar”, comentou a secretária.

O mapa de risco segue como referência de todas as ações que envolvam um número elevado de pessoas em um mesmo ambiente. As aulas somente voltarão a normalidade quando o mapa estiver no estado moderado, na cor azul. Hoje, a região do Alto Vale do Rio do Peixe, a qual Curitibanos pertence, está em situação considerada gravíssima, sinalizada pela cor vermelha.

Um dos assuntos abordados pela Secretaria de Educação e Cultura também envolve a questão psicológica e emocional dos alunos. “Foi um momento muito difícil para todos, mas as crianças sofreram de uma forma ainda mais severa este período de Pandemia. É fato que embora a tecnologia seja uma grande aliada para manter as atividades, não substituirá as aulas presenciais. É muito importante para os estudantes o momento de socialização com os colegas, interação, troca de experiências. Por isso acreditamos que o acolhimento é o primeiro passo para reinseri-los nesta nova forma de frequentar a escola”, sinalizou.

Após o período de acolhimento, a Secretaria seguirá com uma avaliação diagnóstica para saber em que nível de aprendizagem os alunos estão. Lembrando que cada criança tem o seu tempo e a sua forma de aprender. “Cada criança, escola ou comunidade tem suas especifidades, por isso, todos devem ser avaliados de forma individual”, destaca a secretária.

Na semana em que os alunos ficarão em estudo remoto, para os ensinos Fundamental I e II, os professores filmarão as aulas presenciais e após o término, repassarão aos alunos através da plataforma digital que viabiliza o ensino remoto. A secretária também considera que o professor possa realizar as aulas ao vivo, para que os alunos que estão em casa, possam acompanhar as atividades em tempo real. “Isso vai depender de como os professores e os alunos se comportam no início. Tudo é novo, por isso, somente com o tempo e o exercício deste novo modelo é que saberemos como vai funcionar”, disse.

Para os alunos da Educação Infantil a forma remota será mais lúdica. “Vamos trabalhar com brincadeiras, para tornar o ensino leve e prazeroso, mesmo que de forma remota. Os professores repassarão as atividades, para que os alunos possam desenvolver em casa, com a família”.

Todos os servidores que compõem a Secretaria de Educação e Cultura estão recebendo treinamento especializado para entender a nova dinâmica e seguir todos os protocolos de segurança. “Estamos muito otimistas com a volta às aulas. Trabalhando com determinação e nos esforçando ao máximo para que tanto os pais, quanto os alunos sintam-se seguros. Entendemos o quão importante é para as crianças este processo. Os aspectos psicológicos, emocionais e cognitivos foram muito abalados, mas agora, estamos novamente reiniciando o ano letivo, com alegria e responsabilidade”, concluiu.