Filhotes e a mãe foram abandonados

Secretaria de Agricultura trabalha com o “Dezembro Verde” – mês que alerta para o crime de abandono de animais

Crime previsto em Lei Federal, o abandono de animais tem acontecido com frequência no município. Segundo a Secretaria de Agricultura, o aumento no número de animais abandonados ganhou intensidade durante o período da Pandemia. “No mês de dezembro muitas famílias viajam, se mudam, e acabam abandonando os animais”, comentou a veterinária do município Ana Ribeiro.

Atualmente a Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos, com pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição do guarda de animais, caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais e chamar atenção sobre o abandono de cães e gatos. “Geralmente são abandonados em praças, terrenos baldios, ruas, estradas do interior”, explicou.

A guarda responsável é um conjunto de medidas básicas que o tutor deve ter quando decide adotar um animal. Não sendo apenas a questão da alimentação, mas garantir a segurança e o bem-estar do animal.

Neste sábado, a partir das 9 horas em frente ao Mercado Público Municipal será promovida nova Feira para adoção de animais, devido ao alto índice de abandono. Os animais estão vacinados, vermifugados e os que já têm idade suficiente, estão castrados. Os filhotes também tem a castração garantida pelo programa da Prefeitura de Curitibanos.