Alunos estudam no contra turno escolar

Programa de Iniciação Profissional para alunos da Rede Municipal de Ensino

Durante a semana a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura iniciou o Programa de Iniciação Profissional, executado pelo Senai.

Este ano, a iniciativa foi estendida a alunos do 7º e 8º ano, diferentemente do ano passado, quando o programa contemplava somente alunos do 9º ano. São cerca de 150 alunos beneficiados, recebendo cursos no contra turno escolar.

A Rede Municipal de Ensino oferta esta inicialização para os núcleos Teresa Lemos Preto, Getúlio Vargas e Leoniza C. Agositini.

Os cursos têm carga horária de 30 horas e são divididos em quatro módulos: arduíno (automatização residencial), mecânica básica (montagem de peças, impressões 3D), elétrica predial e programação (aplicativos e games), totalizando 600 horas de cursos.

Os investimentos da Prefeitura são de aproximadamente R$ 100 mil. Entre os objetivos do programa, está o de ampliar os conhecimentos dos jovens e ofertar um direcionamento mais efetivo para o mercado de trabalho. “Através deste contato com as diferentes áreas abordadas, os alunos começam a perceber em qual segmento apresentam mais afinidade, o que automaticamente, os leva a maiores chances de sucesso no primeiro emprego e na inserção para o mercado de trabalho”, comentam os responsáveis.