Crianças podem se vacinar a partir desta quarta-feira (27)

Liberadas vacinas para crianças com idade de 3 e 4 anos

A partir desta quarta-feira (27) está disponível a vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan) contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos. O intervalo entre as doses é de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.

O Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante de vacinas Covid-19 com as demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de três anos de idade ou mais. É contraindicado realizar a vacina em crianças com febre e início de doença aguda.

De acordo com o diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, médico Paulo Roberto de Oliveira, a CoronaVac é uma vacina segura, amplamente difundida, de produção nacional e já foi aplicada em milhões de crianças. “Apesar de as evidências apontarem que as infecções tendem a ser mais brandas, tanto para Covid-19 quanto para síndromes virais de um modo geral, em crianças já da segunda infância em diante, por outro lado, as crianças com faixas etárias menores, principalmente a partir do primeiro até o 4º, 5º ano de vida, possuem um risco aumentado de ter um agravamento de sintomas e hospitalização como síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave. Estamos em uma época de inverno e inseridos num contexto em que nosso Estado sofre com a falta de leitos, então qualquer medida preventiva adicional, e nisso inclui-se a adoção da aplicação da vacina contra a Covid-19 dos três aos cinco anos é sempre muito bem-vinda”, enfatizou doutor Paulo Roberto.

A sala de vacinas é no Mercado Público Municipal e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h.

A Secretaria de Saúde informa que aguarda novas remessas das doses de reforço para pessoas acima de 30 anos.