DCIM100MEDIADJI_0062.JPG

Processos digitais devem agilizar os atendimentos na Secretaria de Planejamento e Urbanismo

Pedidos de análise e emissão de Habite-se, alvarás de construção e outros serviços da prefeitura poderão ser feitos de forma 100% digital e online

Moradores, engenheiros, arquitetos e técnicos de obras de Curitibanos agora podem dar andamento aos seus pedidos sem necessidade de ir pessoalmente até a Secretaria de Planejamento e Urbanismo do município.

A partir do dia 21 de junho (quarta-feira), quatro tipos de serviços devem ser solicitados de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de deslocamento, espera em filas ou impressões em papel.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual.

Para a arquiteta e chefe de setor da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Daiana Penteado, a implantação digital irá tornar mais eficiente a análise dos projetos e a emissão de documentos para os profissionais requerentes.

“Além de agilizar o andamento das solicitações, os processos digitais dispensam o uso de papel e impressões desnecessárias. Um único pedido de alvará para construir uma residência de 200 metros quadrados utiliza no mínimo 48 folhas, sem contar ainda outras solicitações e projetos maiores”, explica.

Segundo o idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, a extinção dos protocolos físicos permite que toda a tramitação seja realizada com segurança e transparência, uma vez que o sistema faz essa atividade na nuvem e possibilita o acompanhamento durante todo o processo.

“Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.

Como utilizar o sistema digital em Curitibanos

Na quarta-feira (21/06) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a  participar do lançamento da plataforma Aprova que acontecerá presencialmente às 15 horas. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Saúde localizado na Maximino de Moraes, 376, no Centro da cidade.

Já no dia 23/06 (sexta-feira), será realizado um treinamento online, ao vivo, às 14 horas, para ensinar o passo a passo para solicitar processos pela plataforma. Nesta primeira etapa da modernização da Secretaria, quatro serviços digitais estão disponíveis:

1. Consulta Prévia

2. Alvará de Construção

3. Habite-se

4. Pedido de retificação ou cancelamento

Acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: https://www.youtube.com/watch?v=-qY_cNQ7uL4

Para utilizar o sistema basta acessar https://curitibanos.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Curitibanos é a 41ª cidade de Santa Catarina a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços mais eficientes.