Vacinação contra poliomielite terá horário diferenciado em Curitibanos

Crianças de zero a cinco anos devem ser imunizadas

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite, iniciada ontem (8), contará com horário diferenciado a partir de amanhã (10). A equipe de imunização estará atendendo também entre as 18 e 20 horas, além do horário tradicional, na Sala de Vacinas da Unidade de Saúde Central.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação no Centro ocorre das 7h30’ às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Nas quintas-feiras, entre as 13 horas e 16h30, a vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde do município. Além disso, aos sábados, na Unidade Central haverá vacinação entre 13 e 17 horas, na Sala de Vacinas.

No dia 20 de agosto, acontece o “Dia D” de vacinação das 8h às 11h30’ e das 13 às 17 horas na UBS Central. Para que a criança possa ser imunizada, é necessário levar prontuário e carteira de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença.

Em todo o mundo, as campanhas de imunização reduziram de centenas de milhares para apenas algumas dezenas o número de casos por ano. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta.

Texto: William Dias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil