18 de maio: dia nacional de combate a exploração sexual infantil
A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social realiza ação alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Exploração Sexual Infantil.
A ação será realizada no Núcleo Municipal Getúlio Vargas, Alírio Luiz de Almeida e Teresa Lemos Preto, com a entrega de cartilhas, que visam orientar às crianças e alertar aos responsáveis sobre possíveis sinais que as crianças apresentam quando estão sofrendo algum tipo de abuso.
Entenda como foi instituída a data:
No dia 18 de Maio de 1973, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, uma menina de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada e morta. O corpo foi encontrado dias depois carbonizado. O crime chocou o País, mas os agressores nunca foram punidos.
O abuso sexual infantil ainda é um tema complicado e difícil de ser abordado, mas o que é a Violência Sexual?
– Abuso Sexual: acontece quando um adulto ou um adolescente mais velho, busca satisfazer seus desejos sexuais.
– Exploração Sexual: esse tipo de violência ocorre quando a criança ou o adolescente fazem sexo em troca de alguma coisa (dinheiro, comida, roupas, um lugar para dormir…) Na maioria dos casos, por trás de uma criança e/ou adolescente explorado, há adultos que lucram com esse negócio sujo.
Como prevenir o abuso sexual infantil?
– Converse com a criança/adolescente sobre as partes íntimas do corpo;
– Explique sobre os limites do corpo;
– Incentive a criança a conversar com você;
– Saiba com quem seu filho anda e o que ele está fazendo;
– Analise a reação da criança;
– Identifique os possíveis sinais de um abuso;
– Se você é vítima de abuso ou tem algum amiguinho nessa situação, converse com um adulto de sua confiança sobre o problema e, esse adulto irá acionar a rede de proteção das crianças e adolescentes (Conselho Tutelar, CREAS, Disque 100).
TELEFONES:
DISQUE 100
CONSELHO TUTELAR – CURITIBANOS: 49-32411592 ou 49-991256240
CREAS – CURITIBANOS: 49-32416607