Disque 100 para denúncia

18 de maio: dia nacional de combate a exploração sexual infantil

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social realiza ação alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Exploração Sexual Infantil.

A ação será realizada no Núcleo Municipal Getúlio Vargas, Alírio Luiz de Almeida e Teresa Lemos Preto, com a entrega de cartilhas, que visam orientar às crianças e alertar aos responsáveis sobre possíveis sinais que as crianças apresentam quando estão sofrendo algum tipo de abuso.

Entenda como foi instituída a data:

No dia 18 de Maio de 1973, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, uma menina de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada e morta. O corpo foi encontrado dias depois carbonizado. O crime chocou o País, mas os agressores nunca foram punidos.

O abuso sexual infantil ainda é um tema complicado e difícil de ser abordado, mas o que é a Violência Sexual?

– Abuso Sexual: acontece quando um adulto ou um adolescente mais velho, busca satisfazer seus desejos sexuais.

– Exploração Sexual: esse tipo de violência ocorre quando a criança ou o adolescente fazem sexo em troca de alguma coisa (dinheiro, comida, roupas, um lugar para dormir…) Na maioria dos casos, por trás de uma criança e/ou adolescente explorado, há adultos que lucram com esse negócio sujo.

Como prevenir o abuso sexual infantil?

– Converse com a criança/adolescente sobre as partes íntimas do corpo;

– Explique sobre os limites do corpo;

– Incentive a criança a conversar com você;

– Saiba com quem seu filho anda e o que ele está fazendo;

– Analise a reação da criança;

– Identifique os possíveis sinais de um abuso;

– Se você é vítima de abuso ou tem algum amiguinho nessa situação, converse com um adulto de sua confiança sobre o problema e, esse adulto irá acionar a rede de proteção das crianças e adolescentes (Conselho Tutelar, CREAS, Disque 100).

TELEFONES:

DISQUE 100