Conscientização no trânsito

Maio amarelo alerta para responsabilidade na direção

“No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”. Esse é o tema da campanha de conscientização para evitar acidentes de trânsito veiculada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  Em Curitibanos o Conselho Municipal de Trânsito está realizando ações de conscientização através dos meios de comunicação local e mídias sociais.

Conforme a delegada de Polícia Civil Roxane Venturi os motoristas devem ter responsabilidade quando estão com um veículo em mãos. “Não é apenas sentar atrás do volante, mas saber como dirigir. Saber e respeitar as regras, entender as dinâmicas do trânsito e ser responsável. Reproduzir o que aprendem nas aulas de trânsito. As aulas servem para interpretar as regras de trânsito e aplicar o que aprendem na autoescola”, comentou.

Uma das causas mais comuns de acidentes no trânsito é o excesso de velocidade na região urbana, o que leva a solicitação de lombadas. “Alguns motoristas não cumprem a velocidade mínima permitida estabelecida nas vias. E considero nossa cidade muito bem sinalizada, são realizados investimentos constantes em placas, faixas, falta consciência de quem está dirigindo”, comentou a delegada.

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito Hercílio Beppler ressalta a importância de respeitar a sinalização. “Estamos sempre atentos ao trânsito local. Sinalização, placas, nos últimos três anos a cidade toda foi sinalizada com placas aéreas, de localização, nos empenhamos para repassar o máximo de informações. Tudo que é realizado no trânsito local passa pela aprovação do Conselho Municipal de Trânsito, que é composto por várias autoridades locais, incluindo as forças de segurança”, explicou.

Sobre o Maio Amarelo:

O movimento Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e de mobilizar toda a sociedade. É um importante momento para se discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento.