Administração Municipal entrega nova sede para o Creas

Prédio recebeu o nome de Nelso Sbravati

Com investimento de R$ 420.198,79, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde desta quarta-feira (27), a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Localizado na Rua Barão do Rio Branco, Centro, o espaço conta com acesso coberto, uma recepção, sala de administração/coordenação, duas salas de atendimento individual, duas salas de atendimento familiar, uma sala multiuso, um banheiro masculino, um banheiro feminino, dois banheiros PCD, uma copa, uma área de serviço coberta, áreas para circulação e espaço externo coberto.

Além disso, o espaço foi construído muros, calçados, rampa, escada de acesso com guarda corpo e corrimão e jardim, além da ligação externa de esgoto, água e luz.

No Creas, serão disponibilizados Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além de outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias.

Quem foi Nelso Sbravati

Nelso Sbravati era natural de Curitibanos, nasceu em 7 de maio de 1919. Foi um dos primeiros alunos da Escola Estadual Arcipreste Paiva, hoje chamada de Colégio Santa Terezinha.

Casou-se com Clara Carneiro Farias, desta união nasceram as filhas Maria Aparecida Sbravati de Mello e Nilceia Sbravati Dala Libera

Demonstrando habilidades comerciais excepcionais, Nelso fundou um dos primeiros estabelecimentos comerciais de Curitibanos, a empresa Nelson Sbravati e Cia Ltda, que continua em funcionamento até os dias de hoje, inclusive no mesmo endereço.

Seu apreço pelo comércio fez com que fosse um dos sócios fundadores da ACIC, e há mais de cinquenta anos esteve junto a associação, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local.

Industrialmente foi um dos fundadores da empresa Marombas Bernardoni, hoje chamada de Indústria Cartão Sbravati Ltda, especializada na produção e comercialização de bobinas e tubetes de papelão. Foi também sócio fundador da indústria de Fósforos Catarinense, fábrica que deu origem ao Grupo Queluz.

Foi pecuarista por mais de 40 anos e proprietário do Recanto Dona Elvira. Nelson também teve participação na política curitibanense, assumindo como suplente uma cadeira na Câmara de Vereadores no ano de 1954.

Nelso faleceu em 13 de junho de 2018, com 99 anos, deixando saudades a sua família e amigos, mas também um legado de transformação e progresso para o município de Curitibanos.