Agricultores receberão mudas de uvas para ampliar produção

Serão distribuídas mudas das principais variedades cultivadas na região

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura realiza na próxima sexta-feira (16) a distribuição de 11.694 mudas para ampliar o programa de incentivo a viticultura na região. A entrega acontecerá na Secretaria, localizada no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, às 14 horas.

As mudas serão entregues aos produtores que se cadastraram anteriormente. O Projeto fornece apoio técnico e de desenvolvimento aos produtores locais e tem se fortalecido pela parceria entre Administração Municipal e Epagri.

Conforme o diretor da Pasta, Odirlei Santos, a distribuição das mudas incentiva os produtores a ampliar seus parreirais, sua produção para melhorar sua renda. Além do produto in natura, o programa também favorece o fomento de seus derivados. “A construção da casa de suco já iniciada, é uma das formas de agregar valor ao produto e ampliar a comercialização. Os vinhos produzidos na região também vêm se destacando no setor pela qualidade com que são produzidos. Este é um mercado muito promissor em nossa região e por isso é tão importante seguir apoiando e incentivando o cultivo de uvas e estimulando os produtores”, salientou.

Hoje, cerca de 40 agricultores cultivam uvas em Curitibanos. As variedades das mudas que serão distribuídas neste ano de 2022 são: Bordo, Niagara branca e rosa, Merlot, Cabernet Saouvignon, Isabel, Moscato, Tannat, Malbec e Vermentino.

Estas variedades já estão se consolidado com boas produtividades no município. Algumas novas variedades – viníferas e híbridas – vêm sendo testadas na adaptabilidade e produtividade.