Semana Farroupilha inicia programação dia 13 de setembro

Anualmente as comemorações acontecem tradicionalmente em setembro

Em Curitibanos a Semana Farroupilha inicia a programação no dia 13 de setembro. Conforme explicam os historiadores, o marco para a data é o dia 20 de setembro, quando iniciou a Revolução Farroupilha. A data também é celebrada no Rio Grande do Sul como Dia do Gaúcho.

História

A Revolução Farroupilha não aconteceu apenas no Rio Grande do Sul, em 1839 a República Juliana, que fazia parte do movimento revolucionário – Rio Grande do Sul e Santa Catarina se levantaram contra as forças imperiais.

Curitibanos foi palco desta história. No Capão da Mortandade aconteceu um dos maiores combates desta revolução, quando Anita Garibaldi, uma das heroínas do movimento foi presa. O local também é historicamente marcado pela fuga de Anita.

Na semana das comemorações está a inauguração do monumento em homenagem a heroína dos dois mundos, produzido com parafusos e metais pelo artista local Gabriel Platchek, que está localizado no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.

“Nós curitibanenses fazemos parte deste movimento revolucionário. Não apenas pelos fatos históricos, mas durante esta semana fazemos um resgate da nossa história. Relembrando o modo de vida da região, etnia, alimentação, como se vivia na época, isso é um resgate da nossa cultura. Esse resgate é necessário, para que nosso povo sinta orgulho de seu passado, suas tradições. Por isso Curitibanos faz esse resgate envolvendo alunos, professores, artistas e comunidade”, destacam os responsáveis.

A Semana Farroupilha é promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura.

Acompanhe a programação:

13/09 – terça-feira:

9 horas: ato cívico (acendimento da Chama Crioula) em frente a Prefeitura;

À tarde: palestra nas escolas e atividades nas unidades escolares;

19 horas: Apresentação cultural no Mercado Público;

14/09 – quarta-feira:

Manhã: palestra na Rede Municipal de Ensino e exposição dos trabalhos;

Tarde: palestras na Rede Municipal de Ensino;

15/09 – quinta-feira:

Manhã: palestras na Rede Municipal de Ensino e exposição dos trabalhos;

Tarde: Visita ao Capão da Mortandade com palestra para diretores da Rede Municipal de Ensino;

16/09 – sexta-feira:

Manhã: palestra n a Rede Municipal de Ensino e exposição dos trabalhos;

15 horas: Inauguração do Monumento de Anita Garibaldi, Parque de Exposições Pouso do Tropeiro;

19 horas: “Entreverando Gaitas” – Parceria com o programa Entrevero Cultural – UFSC – Mercado Público;

17/09 – sábado:

Manhã: apresentações no Mercado Público de trabalhos e atrações musicais “Entreverando Gaitas” – Parceria com o programa Entrevero Cultural – UFSC;

18/09 – domingo:

Tarde: mateada e apresentações musicais na Concha Acústica – Praça Centenário.

25/09 – domingo:

Tarde – mateada na Praça Centenario

16 horas: show com a banda Nova Energia, na Concha Acústica, promovido com apoio da Fundação Catarinense de Cultura.