Confira a programação da Semana Farroupilha em Curitibanos

Entre os dias 16 e 24 de setembro, Curitibanos estará tomada pela cultura tradicionalista, com a realização da Semana Farroupilha 2023, promovida pelo Centro de Danças Tradicionalistas Alma Pampeana e os CTGs Rincão Nativo e Pouso do Tropeiro, com apoio da Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Para o secretário da pasta, Luiz Fernandes Popinhak França, a realização da Semana Farroupilha é de extrema importância, pois reforça a cultura local e relembra a história dos antepassados. “Desde que inauguramos a Cancha de Laço, houve um despertar por parte das pessoas que admiram as tradições históricas, e Curitibanos tem uma tradição muito forte no que diz respeito aos animais. Tivemos dois rodeios neste ano e conforme a Semana Farroupilha foi se aproximando, o pessoal nos questionou sobre o que faríamos neste sentido”, explica.

Conforme a programação, a abertura do evento está programada para ocorrer no dia 16 de setembro, às 9h30’, com o tradicional acendimento da Chama Crioula em frente à Prefeitura, seguido por um desfile pelas ruas da cidade, com bandeiras representativas. “Também haverá uma programação cultural e educativa. Nós estimamos que em média 150 pessoas participem da cavalgada do dia 23, e já temos presença confirmada de comitivas de Chapecó, Lages e Florianópolis. Isso reforça a importância no que diz respeito ao Turismo, já que Curitibanos tem essa história viva, com o monumento de Anita Garibaldi no Parque Pouso do Tropeiro e o Capão da Mortandade”, ressalta.

Neste ano, além das demais atividades, a programação também conta com provas de gineteadas e provas de rédeas. “A cavalgada desse ano será também em homenagem ao falecido Dr. Jorge Franklin, que foi um participante ativo das primeiras cavalgadas que aconteceram nos anos 90”, enfatiza o membro da comissão organizadora do evento, José Lucio Goeten.

Sábado (16/09)

7h30’ – Concentração dos cavaleiros e cavaleiras no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro

8h15’ – Desfile a cavalo pelas ruas da cidade, portando as bandeiras de entidades do Município

9h30’ – Cerimônia de acendimento da Chama Criola no Paço Municipal

Segunda-feira (18/09)

8h30’ – Palestra: Revolução Farroupilha – A Batalha de Curitibanos, na Biblioteca Pública Municipal Professor David Novak

Terça-feira (19/09)

19 horas – Apresentação Cultural do N.M.C. Leoniza Carvalho Agostini, no Mercado Público

19h30’ – Apresentação musical no Mercado Público com Batista de Senna

Quarta-feira (20/09)

19 horas – Apresentação Cultural do N.M. Professora Teresa Lemos Preto, no Mercado Público

19h30’ – Apresentação Musical no Mercado Público com ABI Musical

Quinta-feira (21/09)

14h30’ – Palestra: Revolução Farroupilha – A Batalha de Curitibanos, na Biblioteca Pública Municipal Professor David Novak

18 horas – Projeto Cinema Mundo Itinerante/UFSC, no Mercado Público

20 horas – Roda de conversa com o Projeto CuritiBlack, no Mercado Público

20h30’ – Apresentação musical com Mano Projeto Musical Olho Azul, no Mercado Público

Sexta-feira (22/09)

19 horas – Apresentação Cultural do N.M. Getúlio Vargas, no Mercado Público

19h30’ – Entrevero Cultural/Karaokê com o professor Wladimir Araujo e Sarau da Saúde, no Mercado Público

Sábado (23/09)

7 horas – Recepção dos convidados com Café Tropeiro no Parque Exposições Pouso do Tropeiro

8h30’ – Cavalgada em direção ao Capão da Mortandade

9h30’ – Mateada e música no Mercado Público com Kauã e os Filhos do Contestado – Igor e Cesar – Entrevero Cultural/UFSC.

12h30’ – Almoço no Capão da Morantade

Domingo (24/09)

13h30’ – Gineteada e prova de rédeas na Cancha de Laço Vereador Luiz Carlos Fontana, no Parque Pouso do Tropeiro