“O esporte nos uniu”

Conheça a história do time que participa com equipe de funcionários no Campeonato Municipal Indústria e Comércio

Promovido anualmente pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, o Campeonato Indústria e Comercio consolida-se como um dos maiores eventos esportivos de futsal amador de Santa Catarina. Neste ano, foram 111 equipes inscritas com mais de quatro mil atletas.

Entre as equipes inscritas, está a Ambiental, que participa com 14 atletas e três dirigentes. Todos os membros do time são colaboradores da empresa.

Segundo o atleta Tiago Maradona, que é um dos principais incentivadores do esporte na equipe, o esporte uniu a equipe e tem trazido resultados além das quadras. “Quase todos os atletas já participavam do campeonato no ano passado, e neste ano, com a iniciativa de todos, resolvemos fundar a equipe da Ambiental. Após conversarmos com a empresa, que aceitou a ideia, criamos o time. E hoje, 100% da equipe, sejam atletas ou equipe técnica, são colaboradores da Ambiental”, explica.

Para Tiago, participar com os colegas de trabalho no campeonato, faz com que a equipe seja mais unida no dia a dia. “Nós já somos unidos no dia a dia de trabalho, mas isso reforçou ainda mais essa característica, pois como trabalhamos em escala de plantão, conseguimos reunir todos os atletas e também as famílias, que, a meu ver, também ganham um momento de lazer”, diz.

Recentemente, os jogos do Indústria e Comércio foram transferidos para o Ginásio Marcos Gonçalves de Farias, no bairro São Luiz, até que a reforma do Ginásio Municipal Onofre Santo Agostini seja finalizada. “Para gente isso foi muito positivo, pois cerca de 70% da equipe mora no bairro São Luiz, e não só para nós, já que as famílias dos atletas agora têm um ginásio com um padrão altíssimo e isso é ótimo”, ressalta o atleta.

Já o técnico do time, Fabrício dos Santos, acredita que ter 100% da equipe no time favorece o desempenho na quadra. “Depois que o time foi fundado, nós fizemos alguns amistosos para aquecer, e percebemos que o ambiente na quadra é muito melhor quando todo mundo já se conhece. Seria interessante se as empresas com equipes maiores fizessem isso também, pois não melhora só o trabalho, faz com que os funcionários tenham mais saúde através do esporte”, frisa, destacando a importância de mais empresas participarem do campeonato. “Vejo que as empresas devem aproveitar esse evento promovido pela prefeitura, porque reúne as famílias, amigos e atletas, seria muito positivo se mais equipes da cidade participassem”, conclui.