Etapa escolar da V Feira do Conhecimento inicia na próxima semana

Ao todo, 171 projetos estão inscritos nesta etapa

Curitibanos se prepara para a quinta edição da Feira do Conhecimento, um evento anual promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, que visa estimular a investigação, a busca de conhecimento e a participação ativa de alunos e professores na construção e desenvolvimento de projetos inovadores. Com início na próxima semana, a etapa escolar da feira ocorrerá entre os dias 14 e 18 de agosto, trazendo consigo 171 projetos inscritos de diferentes unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

A Feira do Conhecimento tem como objetivos fundamentais a promoção da investigação contínua e integrada, envolvendo toda a comunidade escolar. Alunos e professores colaboram ativamente na criação de projetos que fomentam a busca por conhecimento, além de desenvolverem habilidades de trabalho em grupo, interpretação, leitura, socialização e troca de experiências.

Ao mesmo tempo, a feira incentiva a participação em eventos científicos e estimula o senso crítico, essencial para a formação de cidadãos conscientes e atuantes.

Para a secretária de Educação e Cultura Andressa Boscari de Farias a expectativa é de que a Feira do Conhecimento inspire a paixão pelo aprendizado, a busca por conhecimento e o desenvolvimento de projetos que contribuam para o crescimento intelectual e social dos estudantes, preparando-os para os desafios do futuro. “A Feira do Conhecimento é uma oportunidade ímpar para nossos estudantes e professores demonstrarem sua criatividade, dedicação e interesse pela aprendizagem. Além disso, ela alinha-se com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a atualidade”, destaca.

Durante a etapa escolar, cada unidade educacional organizará sua própria Feira do Conhecimento interna, na qual todas as turmas são convidadas a participar com um projeto. A seleção dos melhores projetos para a Etapa Municipal Final será feita democraticamente por cada instituição de ensino, garantindo a representatividade e o mérito dos trabalhos apresentados. “A Feira do Conhecimento é um reflexo do compromisso da nossa Administração em proporcionar um ambiente educacional dinâmico e inovador. Estamos ansiosos para ver os resultados dos esforços dos nossos alunos e professores, que sempre surpreendem com suas ideias e realizações”, afirma a secretária.

Programação da Etapa Escolar

Segunda-feira (14)