Lançado Programa de Saneamento Básico Habitacional Rural

Programa pioneiro no Estado garantirá mais saúde para população das áreas rurais

Na última semana, a equipe da Administração Municipal esteve na comunidade de Santa Cruz do Pery, para lançar oficialmente o Programa de Saneamento Básico Habitacional Rural.

O Programa consiste no subsídio, por parte da Prefeitura, para construção de fossas sépticas para habitações das comunidades do interior.

Um dos critérios para iniciar o programa na localidade de Santa Cruz do Pery foi o número de habitantes, sendo esta, a comunidade com maior número de famílias.

Parta participar, os interessados devem fazer o cadastro. A Secretaria de Habitação estará à disposição das comunidades e fará o cadastro em cada comunidade. Famílias com renda de até três salários mínimos, devidamente comprovado, podem participar.

Conforme adianta o secretário este é um programa pioneiro no Estado e tem entre os objetivos, oferecer mais dignidade para as famílias. “Esse programa é de suma importância porque envolve várias questões, entre elas, mau cheiro, meio ambiente, infraestrutura e saúde. Atualmente há lugares em situação crítica. Caso as fossas não sejam bem construídas, impactam diretamente nas águas, lençóis freáticos, inclusive corre-se o risco de contaminar os poços artesianos das comunidades”, explica.

A Administração investirá cerca de R$ 3 mil por família e executará desde a preparação do local com o escavamento, fixará a caixa de gordura, fossa, filtro, encanamentos e britas.

“A saúde das famílias, crianças que residem no interior também será diretamente beneficiada por este programa, tendo em vista que em alguns locais as situações são muito críticas. Muitas vezes as fossas são cobertas provisoriamente, com materiais indevidos, causando riscos a todos. Saneamento básico é sinônimo de saúde e qualidade de vida. E é isso que a Administração vem propor através deste programa”, conclui Diego.

As próximas comunidades, seguindo o critério do número de habitantes serão Marombas e Cadoriti.