Semana do Contestado inicia dia 20 de outubro em Curitibanos

Projeto visa valorizar a cultura local e resgatar história da cidade

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto Semana do Contestado – Resgate da História Curitibanense acontecerá anualmente no período de 20 a 27 de outubro.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 20, às 9 horas, no Mercado Público Municipal.

Conforme cita o projeto, entre os objetivos está o de fazer com que a população de Curitibanos, estudantes, profissionais da educação e simpatizantes da cultura, despertem suas atenções para o valor histórico que foi o conflito sertanejo do Contestado, conhecendo a história local e regional por meio de atividades desenvolvidas durante o período.

Curitibanos – epicentro e palco da maior guerra sertaneja brasileira

Passados 110 anos desde o início do conflito social e 108 do incêndio da Vila de Curitibanos, há necessidade de manter vivia, na memória dos habitantes locais, essa parte da histórica, com seus personagens, suas ambições, reivindicações e anseios. Fazer esse resgate histórico, na presente e nas futuras gerações, é uma necessidade pertinente e peculiar de Curitibanos.

Desta forma, a cada ano, melhora-se e evidencia-se a compreensão das origens, da construção história, e da evolução.

Em Curitibanos, a Lei Municipal de nº 5.622/2015, de 17 de novembro de 2015, instituiu como bandeira oficial do município, a Bandeira do Contestado, tamanha a relevância do tema. De cor branca e disposta de forma centralizada, a cruz verde, com o ápice das pontas dos braços chanfrados em ângulo agudo, que na Semana do Contestado, de 20 a 27 de outubro de cada ano é obrigatório seu hasteamento em eventos oficiais do município, na rede escolar em todas as comemorações. É neste momento que desperta a curiosidade dos estudantes em conhecer as razões da bandeira e sua identificação com a história regional.

O projeto visa proporcionar aos estudantes e interessados, um maior conhecimento da história e da própria cidade, bem como, a sua preservação, valorização e reconhecimento da importância de cada pessoa, como parte integrante na formação da cultura curitibanense.

Confira a programação da Semana do Contestado 20 a 27 de outubro

20/10 – 9h Abertura Oficial no Mercado Público;

21/10 – 19h Teatro Encantados, do Circo Encantado de São Sebastião, da cidade de Lages. O espetáculo tem direção de Lourival Andrade –

Local: Auditório da Secretaria de Educação e Cultura;

25 e 26/10 – Palestras na Rede Municipal de Educação e apresentação de documentário: “RESGATE ORAL DA HISTÓRIA VIVA – 100 ANOS DE CONTESTADO”

*Entrega de link de acesso do documentário: “RESGATE ORAL DA HISTÓRIA VIVA – 100 ANOS DE CONTESTADO” e bandeiras do contestado para Rede de Ensino Privada e Pública do munícipio;

*Exposição de Telas da artista plástica Mariana Martinelly – professora de Arte e grafite. Mariana é uma artista reconhecida internacionalmente. Além de apresentar sua obra em todo o País, teve seu trabalho reconhecido também na Europa, realizando exposições na Itália e na Alemanha.

Suas obras retratam o período histórico do Contestado e estarão expostas no Mercado Público Municipal, quinta, sexta e sábado;

Durante a semana também será lançado oficialmente o livro do escritor curitibanense Antonio Carlos Popinhaki, intitulado: “A Guerra Santa de São Sebastião na Região do Contestado” (1912 – 1916);

Saiba mais acessando o link: https://drive.google.com/file/d/1Z005l_r71q8fdPckkLQWsFbtzq46nFQM/view?usp=sharing