Município declara situação de emergência devido às chuvas

Trechos das ruas Antônio Pelizzaro e Virgílio Dolberth, no bairro São Luiz, foram interditados

Na tarde desta quinta-feira (5), o prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima, declarou, através do decreto n° 6.019/2023, situação de emergência em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município nesta quarta-feira (4), que totalizaram mais de 160 milímetros em 24 horas.

Conforme a Defesa Civil Municipal, houve movimentação solo em área residencial no bairro São Luiz, nas ruas Antônio Pelizzaro e Virgílio Dolberth, com risco de dano ao patrimônio ou à vida, conforme laudo. O decreto destaca, ainda, a inundação que atingiu diversas residências situadas próximas ao córrego Pessegueirinho, no bairro Bom Jesus.

Também está disponível para moradores de áreas de risco, um abrigo no Centro Comunitário Frei Elizeu Tambosi, localizado anexo à Paróquia Imaculada Conceição. Equipes da prefeitura, juntamente com a Defesa Civil, orientam a comunidade sobre os riscos da permanência em suas residências.

A Administração Municipal orienta para que a população residente em áreas afetadas pelas chuvas, procure abrigo em casas de familiares ou se dirija ao Centro Comunitário Frei Eliseu Tambosi, onde equipes da Secretaria de Assistência Social prestam todo apoio necessário. Às pessoas que optarem pelo abrigo da prefeitura, solicitamos que tragam consigo roupas de cama e materiais de higiene pessoal.

Em caso de emergência, ligue 193, 199 ou acione o plantão da Assistência Social pelo telefone (49) 9 9106-3521.

Educação

Também seguem suspensas nesta sexta-feira (6), as aulas nos Núcleos Municipais Aristiliano Alves dos Santos e Leoniza Carvalho Agostini, localizados no interior do município, assim como o transporte de alunos do interior. A medida é necessária e busca a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar.