Altamir Goetten é novo secretário de Saúde

A Secretaria de Saúde de Curitibanos está sob nova gestão. Altamir Goetten foi nomeado secretário, pelo prefeito José Antonio Guidi, nesta segunda-feira (24 de novembro). Experiente em gestão pública, foi secretário de Administração durante os anos de 2001 e 2004, mandato do prefeito Generino Fontana. Serviu ao Banco do Brasil por mais de 30 anos e assume agora um novo desafio.

“Tive meu primeiro contato com os servidores da secretaria à frente do cargo e estou conhecendo a estrutura. Pretendo organizá-la administrativamente e realizar as adequações necessárias a fim de aproveitar toda a mão-de-obra existente para colocar o maior número de servidores possível para o atendimento dos munícipes”, adiantou.

Atualmente são realizadas pela Secretaria de Saúde uma média de 350 consultas por dia entre atendimentos de clínica geral, ginecologia, obstetrícia e pediatria, na Unidade Central. Isso além dos atendimentos de medicina da família, realizados nas Unidades Básicas dos bairros: Getúlio Vargas, Água Santa, Cohab I, Bom Jesus, São José, São Luiz e São Francisco. Todas contam com médico e equipe de profissionais capacitados.

Para pacientes do interior, há médico durante três dias por semana na comunidade do Marombas e um dia em Santa Cruz do Pery. E para quem necessita de atendimento especializado, há parceria com médicos: otorrinolaringologistas, neurologistas, endocrinologistas, urologistas, oftalmologistas, vasculares, pneumologistas e cirurgiões. Os quais realizam aproximadamente 280 consultas e cirurgias por mês.

Ao todo, de janeiro a outubro, foram investidos R$ 13,2 milhões para a saúde em Curitibanos. Valor que deve ultrapassar os R$ 15 milhões até o fim dezembro. Cerca de mil pacientes são transportados por mês para Lages, Florianópolis, Joaçaba, Curitiba, Porto Alegre, Chapecó, Blumenau, Caçador e/ou Joinville para tratamento fora do domicílio (TFD). Para este serviço, são disponibilizados cinco veículos do Município, mais duas empresas contratadas para transporte coletivo de pacientes.

Pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), até novembro foram atendidas mais de quatro mil pessoas, sendo 1,2 mil procedimentos em pacientes com deficiência. Houve distribuição de 550 próteses totais. Como incentivo à prevenção, foram entregues 14 mil kits de higiene bucal para as crianças de até 14 anos, estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

Para oferecer mais conforto aos cidadãos, a Administração Municipal, através de parceria com a empresa Berneck S/A, com investimento de mais de R$ 500 mil, construiu o Pronto Acolhimento Médico, inaugurado em outubro deste ano. O espaço de 354 metros quadrados é composto por seis consultórios, sala de urgência, sala de curativos, duas salas de observação, sala de aplicação de medicamentos, recepção para 60 pessoas sentadas, posto de enfermagem, sala para classificação de risco, copa, lavanderia e dois banheiros públicos, além de banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência. Tem o objetivo de humanizar o atendimento e evitar as filas que costumavam ser formadas durante a madrugada para o agendamento de consultas médicas.

Também em benefício da comunidade, estão em andamento as obras para: construção de nova Unidade de Saúde para o Bairro Nossa Senhora Aparecida, com investimento de R$ 408 mil e área de 302 metros quadrados; reforma da unidade do Bairro Bom Jesus, no valor de R$ 144 mil; ampliação e reforma da unidade do Bairro Água Santa (Expocentro), no valor de R$ 86,85 mil; e ampliação da unidade do Bairro Getúlio Vargas, com investimento de R$ 116,1 mil.

Curitibanos é privilegiado, também, por ser um dos poucos municípios da região com um Laboratório Central que oferece à população uma linha de exames básicos a custo zero. O qual realiza em média nove mil exames mensais. Sem contar os eletrocardiogramas, que têm média de 180 exames por mês. Com o objetivo de atender ainda melhor, a expectativa é de reformar o laboratório e ampliá-lo ainda em janeiro de 2015. Da mesma maneira, no próximo ano, deve ser concluído o terceiro piso da Unidade Central de Saúde.