Vacinação contra HPV começa nesta segunda dia 10

Tem início nesta segunda-feira,10, a Campanha de Vacinação contra o papiloma vírus humano, também conhecido como a vacina do HPV. 
A vacina, que tem por objetivo prevenir contra o câncer de colo de útero, passa a integrar o calendário de vacinação a partir deste ano, e será aplicada em meninas de 11 a 13 anos.

O Ministério da Saúde espera vacinar quatro milhões de meninas. Em Curitibanos, a meta é vacinar cerca de mil. 
O número no município, segundo a secretária de saúde, Carine Tatsch, é baseado nas matrículas escolares da rede estadual e municipal.

A secretaria de saúde curitibanense estará aplicando a vacina nas próprias escolas. “As escolas estarão avisando as meninas qual será o dia da vacina, para que elas evitem faltar naquele dia e também para que levem a carteirinha de vacinação”, destacou Carine.

Caso algum pai não queira que a filha seja vacinada, ele receberá um termo de recusa para assinar. 

Esta será a primeira dose da vacina, a segunda será aplicada em setembro.
Segundo Tatsch, todas as meninas de 11 a 13 anos estão liberadas para receberem a vacina, já que ela não tem contra indicação:

– Se trabalha de uma forma geral, em todo o país, a questão da prevenção do câncer, dos exames preventivos, e agora temos mais uma arma contra o câncer que é a vacina, finalizou a secretária.

 

Leia mais no Portal do Contestado:
http://www.portaldocontestado.com.br/noticia/geral/vacinacao-contra-hpv-comeca-nesta-segunda-dia-10.html