Sábado é Dia D pela vida com a Campanha Outubro Rosa

As mulheres curitibanenses que ainda não fizeram o exame preventivo (Papanicolau) ou que querem agendar o exame de mamografia, em qualquer faixa etária, terão a oportunidade, neste sábado (24), Dia D da Campanha Outubro Rosa, que está mobilizando a comunidade pela prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero.

A caminhada pelo Outubro Rosa, programada para a última quarta-feira (21), foi cancelada devido às chuvas e uma nova data será agendada. De acordo com a enfermeira da Saúde da Mulher Ana Kelli Ortiz, a caminhada tem por objetivo reunir as curitibanenses para chamar a atenção sobre o tema. Faixas, cartazes e camisetas devem salientar a importância da prevenção.
Ana Kelli reforçou o convite às mulheres para que façam o exame preventivo e, o mais importante, que procurem um médico caso o exame detecte algum problema. “Temos casos em que as mulheres pegam o teste com detecção de alguma doença e não vão a um especialista”, revelou.

PARA FAZER O EXAME
A coleta do exame preventivo é rápida, dura apenas alguns minutos e é essencial para a prevenção de doenças no colo do útero. Para realizar exame Papanicolau, é preciso levar prontuário, Cartão Nacional de Saúde (SUS) atualizado e carteira de identidade. Quem ainda não fez a atualização do cartão do SUS deve procurar a Unidade de Saúde Central e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência.
Algumas precauções devem ser tomadas, como realizar o exame pelo menos cinco dias após a menstruação, não ter relações sexuais 48 horas antes da coleta do exame e não usar creme ou geleia vaginal sete dias antes do exame.

PAPANICOLAU 
Todas as mulheres devem fazer o exame preventivo uma vez por ano a partir do início da atividade sexual ou após os 18 anos como forma de prevenir o câncer de colo do útero. Não existem sintomas na fase inicial da doença, por isso, só o exame preventivo é capaz de diagnosticá-la. Se apresentar sangramento vaginal ou dor durante a relação sexual, corrimento vaginal fétido, com sangue ou hemorragia vaginal, a mulher deve procurar um médico.
Alguns fatores aumentam o risco de doenças do colo do útero, como início precoce da atividade sexual, antes dos 16 anos, múltiplos parceiros sexuais, falta de higiene íntima, doenças sexualmente transmissíveis, fumo e exposição ao Papilomavírus, transmitido sexualmente.
É importante ressaltar que existem cerca de 40 tipos de HPV que infectam o trato ano-genital. O HPV é o principal fator causal para o desenvolvimento do câncer de colo uterino. Meninas virgens não precisam realizar o exame, uma vez que a transmissão do HPV é basicamente por contato sexual e o câncer de colo uterino tem como fator causal principal a presença do HPV.

 

Fonte: Franciele Gasparini / A Semana