Prefeito realizou uma coletiva para anunciar a liberação de 300 unidades habitacionais

Ministério das Cidades aprova 300 unidades habitacionais para Curitibanos

“Trabalhamos muito por este resultado. Foram muitas idas a Brasília, conversas e empenho de todas as lideranças. Na oportunidade agradeço a todos que colaboraram para que 300 famílias sejam contempladas e conquistem o sonho da casa própria”.

(Prefeito José Antonio Guidi)

Portaria de número 162, publicada ontem (27/02) pelo Diário Oficial da União, contempla Curitibanos com 300 unidades habitacionais com recursos do Fundo de Desenvolvimento social do Programa Nacional de Habitação Urbana, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida.

As unidades serão destinadas a um dos maiores projetos habitacionais do Estado de Santa Catarina, Loteamento Nova Alvorada.

A notícia ganha relevância estadual, já que de todos os municípios contemplados no Estado, Curitibanos detém 40% do total liberado pelo Ministério das Cidades.

Conforme destacou o prefeito José Antonio Guidi, isso é reflexo, primeiro de todo projeto de infraestrutura investido no Loteamento Nova Alvorada. “Desde que iniciamos os trabalhos no loteamento, já investimos mais de R$ 10 milhões. Já temos todas as famílias cadastradas e estamos otimistas. Esperamos ter as contratações com a Caixa dentro de um mês. Isso será uma grande conquista para todos desta Administração, que se empenhou em todas as esferas para a conquista deste resultado”, destacou.

Com terreno adquirido no ano de 2014 pela Prefeitura Municipal, totalizando uma área de 314 mil metros quadrados, o Loteamento Nova Alvorada beneficiará cerca de 500 famílias. O loteamento é constituído por 17 ruas e 553 lotes

Desde o início do Programa, cerca de 1400 famílias inscreveram-se e passaram por um critério de avaliação, sendo que 1% dos lotes destina-se a população solteira e 5% fica dividido para os seguintes grupos: pessoas idosas, famílias que têm portadores de deficiência e mulheres chefes de famílias, após, estabelecidas as prioridades. Os demais beneficiados devem preencher requisitos socioeconômicos. Os financiamentos comprometem entre 15% e 25% da renda dos contemplados.

“Toda a comunidade que se encaixa no perfil socioeconômico foi convidada a participar das inscrições, através dos veículos de imprensa local. Após a inscrição, foi realizada uma triagem de encaixe de perfil, após definidas as prioridades, as famílias entraram com a documentação exigida em tempo hábil. Nossa maior preocupação é com a exigência das certidões de nascimento, casamento ou união estável, que devem ser atualizadas. Na modalidade de autoconstrução já temos cerca de 100 famílias cadastradas aguardando para iniciarem as construções”, informou o secretário de Habitação Angelo Scolaro.

A modalidade aprovada pelo Ministério das Cidades beneficiará famílias com renda igual ou inferior a R$ 1.800,00 e financiará o terreno e a casa.

Para as famílias que aguardam uma oportunidade de ingressar em Programas Habitacionais, já estão em andamento projetos de ampliação para a área em Curitibanos. Pensando nestas ampliações, a Prefeitura criou um Fundo Habitacional, onde a venda dos terrenos, gerará recursos rotativos que serão repassados para oferecer novas possibilidades na Habitação de Curitibanos.