As instalações serão concluídas já no início do semestre

Curitibanos: a primeira cidade do Brasil com tecnologia pedagógica completa nas escolas Públicas Municipais

A Rede Municipal de Ensino recebe o que há de mais moderno em tecnologia na área educacional. Um investimento de R$ 7 milhões, que coloca Curitibanos como a única cidade do Brasil a implementar um sistema completo de tecnologia educacional em escolas da Rede Pública.

O novo sistema oferece aos alunos e docentes da rede, a aterrissagem das tecnologias Microsoft dentro de sala de aula, atuando através de soluções que facilitam o processo de aprendizagem e comunicação.

Essas soluções geram economia de recursos nas instituições de ensino, rapidez na tomada de decisão e ação, amplia a comunicação e a realização de projetos transformadores.

As ferramentas tecnológicas promovem a equidade na educação, potencializam a capacidade dos professores e aproximam a escola do universo do aluno, aumentando seu engajamento.

Um exemplo prático do que acontecerá em sala de aula nos próximos meses, é que os pais terão acesso a todos os conteúdos trabalhados em sala de aula, através de uma plataforma que possibilita aos alunos acessarem os conteúdos e a comunicação com os professores. As aulas serão interativas, através das lousas digitais, que permitem que o aluno seja o protagonista em sala de aula e que desenvolva suas competências e habilidades dentro da inovação tecnológica.

Outra ferramenta bastante promissora no aprendizado é o Minecraft (o mundo dos blocos), pesquisas vêm demonstrando que eles ajudam no aprendizado das crianças. Febre entre os mais jovens é um dos mais populares jogos do momento. Muitas escolas ao redor do globo estão vendo nele uma possibilidade real de trabalhar uma série de competências que se alinham a propostas curriculares das instituições.

Vários sistemas estão sendo implantados simultaneamente, esse é o diferencial de Curitibanos. Oferecer a estrutura necessária, tanto na ampliação da rede de internet, quanto na capacitação da equipe pedagógica, que recebe o suporte necessário de empresas de renome nacional, como foi o caso da Semana Pedagógica, que aconteceu entre 4 e 7 de fevereiro e trouxe professores especializados em tecnologia pedagógica da Big Brain, parceira no projeto e representante direta da Microsoft.

Um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento do projeto é a Nuvem Educacional que é o programa que reúne todas as informações de aula, de todas as disciplinas para cada aluno, onde a visualização de suas atividades ocorre de forma similar à redes sociais, através de feeds, avisos de tarefas, envio de trabalhos, comunicação entre professor e aluno, ocorre de forma dinâmica. Toda esta facilidade está integrada com o ambiente de produção do Office 365.

Além da nuvem educacional, ainda há a nuvem coorporativa, que é o ambiente em que os professores e equipe pedagógica interagem com troca de informações e metodologias que melhoram o desempenho em sala.

Também será ofertado aos alunos o sistema de aprendizagem “Aprimora”, da marca Positivo – que consiste em uma forma de ensino das disciplinas Português e Matemática gameficada através de trilhas de aprendizagem que possibilitam o aluno observar seus pontos mais fracos e aprender a desenvolvê-los de forma eficaz e lúdica.

Os profissionais de Tecnologia de Informação que estão a frente do projeto explicam que as ferramentas disponíveis para os alunos e professores são irrestritas. “O Office 365 Education certificará todas as escolas da Rede Pública como Microsoft Showcase School, título também inédito nas escolas da Rede Pública Municipal”, destacou o professor de informática Josué Mocelin.