Comitiva durante visita ao Capão da Mortandade

Italianos visitam Curitibanos e apresentam projeto de comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi

Na manhã desta terça-feira (27), uma comitiva italiana, acompanhada de autoridades locais, esteve na Câmara de Vereadores, em Curitibanos para apresentar o projeto “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, realizado em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi, localizado em Laguna.

O bicentenário será celebrado em 2021 e terá uma série de comemorações, priorizando os seis municípios em que a heroína teve participações importantes durante a Revolução Farroupilha, entre eles, Curitibanos, que no mês de novembro será plantada uma rosa a “Rosa de Anita”, desenvolvida por um biólogo italiano, em frente ao Paço Municipal.

Após a apresentação do projeto, os italianos passaram por pontos turísticos da cidade; o Capão da Mortandade, onde ocorreu uma das maiores batalhas durante a Revolução Farroupilha, no memorial que homenageia os homens mortos em batalha, fizeram uma oração em tributo aos heróis.

A comitiva, composta pela prefeita da cidade de Verucchio, Stefania Sabba e o arqueólogo, historiador e diretor do Museu e Biblioteca Renzi, Andrea Antonioli comentou sobre a importância da integração dos municípios ao projeto, que desperta potencial turístico e econômico diante de todo o mundo.

A Itália foi o País onde Anita viveu seus últimos dias de vida e também participou de várias causas revolucionárias no País, por isso chamada de “heroína dos dois mundos”.