Produção foi prejudicada pelas condições climáticas

Inicia período de colheita das uvas na região

Um dos projetos de grande relevância apoiados pela Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura é o incentivo a produção de uvas.

Hoje, o município conta com cerca de 90 produtores e segundo dados da Secretaria de Agricultura e da Epagri, a expectativa para a safra deste ano é que varie entre 250 a 300 toneladas. Segundo informações dos produtores, a quantidade de hectares cultivados daria uma projeção de 400 toneladas, mas as condições climáticas prejudicaram o cultivo, entre períodos de seca e chuvas de granizo, o que representou uma queda de mais de 30% na produção. Além do clima, os impactos econômicos causados pela Pandemia em 2020 também refletiram na queda da produção.

A Administração iniciou este projeto em 2013, para incentivar os produtores locais, onde distribuiu mudas e ofereceu apoio técnico em parceria com a Epagri.

O projeto de apoio ao cultivo de uvas na região não se restringe apenas ao incentivo da produção do fruto, mas de seus derivados. Com o aumento anual das safras, foi criada uma cooperativa em Curitibanos, que produz vinhos e sucos, e que já tem escoamento para diversas cidades do Estado.

Desde o início do projeto, as uvas que mais se adequaram a região são da espécie Bordô e Niagara, mas hoje, os produtores já contam com mais de 20 variedades de uva. No município também há o cultivo de uvas viníferas, para a produção de vinhos finos, além de uvas sem semente, melhor avaliadas no mercado.

A Administração atual dará continuidade a este projeto, além de incentivar novas culturas que sirvam de incremento na renda dos produtores locais, além de oferecer mais diversidade de produtos, para os comerciantes que atuarão no Mercado Público, obra que está na iminência de ser inaugurada e que trará novas oportunidades de negócios aos agricultores.