A doação pode ser feita nos pontos de vacinação

Vacinação Solidária inicia nesta quarta-feira (14)

Na tarde desta terça-feira (13), a Administração Municipal, através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social iniciou a campanha Vacinação Solidária.

A ação consiste em incentivar a doação de alimentos não perecíveis, que serão oferecidos pelas pessoas que serão vacinadas, tanto contra a Influenza, quanto para a Covid-19, respeitando as etapas de vacinação preconizadas pelo Ministério da Saúde. A campanha sugere a doação, mas não é obrigatório. É uma ação voluntária.

O objetivo desta campanha é incrementar a quantidade de alimentos a serem doados para famílias que se encontram em vulnerabilidade social no município. Os pontos de coleta serão fixados nos locais de vacinação.

Conforme destaca o prefeito, ações sociais são sempre de extrema relevância, principalmente para quem está em situação vulnerável. “Um dos reflexos mais negativos da Pandemia, foi o aumento do desemprego, e por consequência, o aumento das famílias em situação de vulnerabilidade social, que contam com o auxílio do município para várias questões, incluindo a alimentação. A Administração Pública tem todos os cadastros realizados através da Secretaria de Assistência Social, o que nos permite acompanhar caso a caso, cada família e suas condições. Esta é uma oportunidade para que possamos exercer a solidariedade, somando-se as ações desenvolvidas pela prefeitura”, concluiu.

A secretária de Assistência Social comentou que o público-alvo geralmente está no Cadastro Único ou recebendo algum auxílio emergencial do governo Federal, mas todas as pessoas que chegam à Secretaria de Assistência apresentam algum tipo de carência. “Quando as pessoas vêm até a Secretaria, elas provavelmente têm alguma questão que não conseguiram resolver, é como se fosse a última porta. Por isso é necessário ter a sensibilidade para entender este momento difícil pelo qual muitas pessoas estão passando e tentar resolver sempre da melhor maneira. Na condição do risco de falta de alimentação, é ainda mais delicado. Estamos sempre nos empenhando para suprir a demanda, mas com o aumento da necessidade e em um curto espaço de tempo, também é necessário convidar a comunidade a ajudar. São duas ações muito importantes, primeiro a questão da imunização, seja para a Influenza, seja contra a Covid-19, segundo, que além de se imunizar, a pessoa terá uma oportunidade facilitada para praticar uma boa ação e ajudar o próximo”, explica a secretária.

O secretário de Saúde salienta a importância das parcerias entre as secretarias. “Trabalhamos de forma conjunta, na semana passada trabalhamos com uma ação destinada aos servidores da Educação, nesta semana iniciamos a campanha da Vacinação Solidária, o que permite uma integração entre as secretarias e o benefício é refletido diretamente para toda a população”, enfatizou.

Desde o início deste ano, a Secretaria de Assistência Social distribuiu mais de 300 cestas básicas e kits higiene. A ação contará com apoio dos veículos de imprensa, Fundação Frei Rogério e Jornal A Semana, Portal Via Pública Maria Rosa FM, além dos clubes de serviço Lions e Rotary.