Alunos foram premiados no 2º concurso de redação e desenho

7ª Semana Literária aberta oficialmente na manhã desta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura Municipal de Curitibanos, através da Secretaria de Educação e Cultura realizou a cerimônia de abertura da 7ª Semana Literária. O evento contará com diversas atrações totalmente gratuitas até o dia 12 de junho. As ações são alusivas às comemorações dos 153 anos de Curitibanos, celebrado no dia 11 de junho.

A história deste evento começou há nove anos, quando o então secretário de Educação, hoje prefeito de Curitibanos, com sua equipe, idealizou a 1ª Feira do Livro em Curitibanos, realizada no ano de 2013, com o objetivo de promover a circulação de Livros no ambiente escolar, no núcleo familiar e na sociedade curitibanense.

Mais do que uma feira, a atividade deu tão certo, que foi motivo para reedição do evento no ano de 2014. Não só os alunos aceitaram a ideia, mas toda a comunidade. Em 2014, a feira foi denominada “1ª Semana Literária”.

No ano de 2015, consolidando o compromisso assumido com o incentivo a leitura, a SMEC realizou a 2ª Semana Literária.  O município integrou, na ocasião, em seu calendário anual, as comemorações alusivas ao aniversário do município.

Nos anos de 2016 (3ª Semana Literária), 2017 (4ª Semana Literária), 2018 (5ª Semana Literária), 2019 (6ª Semana Literária) participaram vários escritores renomados.

Em 2017 houve o lançamento do Edital para o 1ª Festival de Contação de Histórias, atraindo várias faixas etárias, colégio e instituições educacionais.

Em 2020 e 2021 não houve a Semana Literária por causa da Pandemia de Coronavírus.

Dentre as atrações previstas no programa acontecerão várias apresentações culturais e regionais, as consolidadas presenças dos escritores curitibanenses e o 4º Festival de Contação de Histórias, que superou as expectativas com 86 inscritos.

Passarão pela Semana Literária: o humorista Badin – O Colono, os escritores Pablo Morenno, Fabíolle Longhi, Marcos Piangers, Show do Biriba e Teatro Resgate do Circo.

Lembrando que devido a expectativa de público as apresentações do humorista Badin O Colono que acontecerá hoje, às 19 horas e do escritor Marcos Piangers, que acontecerá domingo, dia 12, às 14 horas, foram transferidas para o Pavilhão de Eventos Generino Fontana, no Parque Pouso do Tropeiro.

Durante a abertura também aconteceu a premiação dos alunos vencedores do 2º concurso de redação e desenho, promovido pelo Jornal A Semana, ACIC e Secretaria de Educação e Culltura.