Programas e projetos

 

 

 

FEIRA MUNICIPAL DO CONHECIMENTO 2017

Pensando no desenvolvimento cognitivo dos alunos da Rede Municipal, a Secretaria de Educação e Cultura, desenvolverá o projeto I Feira Municipal do Conhecimento, nas Unidades da Rede Municipal de Ensino.

O projeto envolverá todas as disciplinas sendo interdisciplinar, tendo como referência o tema SUSTENTABILIDADE, cada Instituição desenvolverá um trabalho de pesquisa dentro da sua Unidade. Ficando a cargo de cada UE (Unidade Escolar) a forma como organizará a Etapa Escolar.

Cada UE organizará a I Feira do Conhecimento interna (Etapa Escolar), todas as salas devem participar com um projeto, um grupo de *avaliadores selecionarão os melhores trabalhos, que farão parte da Etapa Municipal, que se realizará no Núcleo Municipal Rotary, seguindo a data conforme o cronograma.

A Secretaria de Educação e Cultura de Curitibanos, realizará a I Feira Municipal do Conhecimento no dia 24 de outubro de 2017.

OBJETIVOS DO EVENTO

I. Estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes;

II. Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos e professores, na construção e desenvolvimento de projetos;

III. Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza;

IV. Desenvolver o censo crítico de um bom cidadão, através da pesquisa, do trabalho em grupo, da interpretação, da leitura, da socialização, troca de experiências, adquirindo ainda mais conhecimento sobre o tema trabalhado.

 

 

PROJETO NATAL

Natal é um momento de celebração e renovação e que tem o princípio de celebrar o nascimento de Jesus. Também  podemos observar que os  princípios natalinos se configuram de diferentes culturas desta maneira, este também é um momento de perdão, reconciliação e união.

Muitos curitibanenses recebem seus familiares em suas residências e este é um momento em que a cidade deve tornar-se acolhedora e festiva. Pois o foco do Natal  e a união entre as pessoas, famílias e amigos.

O projeto tem por objetivo proporcionar aos curitibanenses uma cidade acolhedora com decoração e apresentações atrativas que venham fortalecer o comércio e turismo da cidade.

  

SEMANA LITERÁRIA

Ler é ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido.

Neste aspecto, Secretaria Municipal de Educação e Cultura que continuidade com o compromisso da leitura já firmado em outros anos, assim, já foram realizadas diversas ações visando não apenas incentivar o ato de ler, mas também garantir a apropriação dos espaços  de leitura. Esse evento pretende-se dar continuidade  na promoção e incentivo da leitura em toda sociedade através de ações em nossa comunidade.

 

PÁSCOA ENCANTADA

O evento é um projeto que leva ao público cultura, arte e comprometimento com questões sociais, não deixando de pautar a importância da religiosidade na estrutura familiar e social. O município recebe nesta época muitos visitantes e é o momento de recepcionar a todos com encanto e doçura onde encherá os olhos de moradores e visitantes, tanto em atrações culturais como em decoração, por esse motivo a Prefeitura Municipal de Curitibanos, através da Secretaria de Educação e Cultura, promove a Páscoa Encantada, festejando além da data comemorativa, a cultura da figura simbólica do coelho.

 

SIMEC

 

O Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no SIMEC que o Prefeito e Secretário de Educação  verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas.

 

 

 PAR

O Plano de Ações Articuladas, é o conjunto de ações, apoiadas técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa ao cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o MEC e o município.

 

 

PROINFÂNCIA

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA), visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil. 

O programa atua sobre dois eixos principais, indispensáveis à melhoria da qualidade da educação:

  1. Construção de creches e pré-escolas, por meio de assistência técnica e financeira do FNDE, com projetos padronizados que são fornecidos pelo FNDE ou projetos próprios elaborados pelos proponentes;
  2. Aquisição de mobiliário e equipamentos adequados ao funcionamento da rede física escolar da educação infantil, tais como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros.

 

BRASIL CARINHOSO

O Programa Brasil Carinhoso consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil, contribuir com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional, além de garantir o acesso e a permanência da criança na educação infantil.

Os recursos as unidades escolares públicas de Educação Infantil que fazem o atendimento aos alunos de zero a 48 meses cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família.

 

 

PDDE INTERATIVO

O PDDE INTERATIVO é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível  para todas as escolas públicas. Está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.

 

 

PNLD

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio dos quais o governo federal provê às escolas de educação básica, cadastradas no censo escolar, a distribuição obras didáticas e pedagógicas. A escolha das obras acontece através do PDDE Interativo.